Como funciona?

Olá! Seja bem vindo.
Desenvolvi este blog para que você tenha acesso fácil a todos os cursos do deFatima atelier - ONLINE!
Desde 1998 todos os nossos cursos são oferecidos pela Internet e você pode Adquirir aqui no Blog e participar de qualquer lugar que esteja! Navegue pelo menu ESCOLHA O SEU CURSO e comece agora a realizar seu sonho de artista com o nosso ATENDIMENTO PERSONALIZADO!

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Artista - artesão de ideias e ideais.

Para a grande maioria das pessoas, a arte é apenas encarada como lazer ou objeto de decoração. Entretanto a Arte possui um poder transformador, capaz de resgatar  a autoestima e a paz de uma vida harmoniosa. 

"O simples ato de vislumbrar quadros já diminui a produção de substâncias estressoras, que podem contribuir para uma série de complicações", explica Ricardo Monezi, psicobiólogo da Universidade Federal de São Paulo. "E se, além de observar pinturas, você desenhar, provavelmente esses efeitos serão ainda mais intensos", afirma. (http://mdemulher.abril.com.br/saude/saude/o-impacto-da-arte-na-saude)

E arte pode ser encontrada em toda parte! Encontraremos arte desde a humanidade remota até nossos dias e, certamente, a encontraremos amanhã, pela simples necessidade de expressão artística, em todos os climas, em todas as geografias e em todas as idades. 

Estilos que, num passado recente, como a pintura de marinhas, foram intensamente explorados por pintores interessados na movimentação e no aspecto efêmero da paisagem, deram lugar a outros, menos convencionais.

Apesar da atual mistura de gêneros, a arte sobreviverá a tudo. Mudaram os estilos, as técnicas e formas de representação, das rupestres às performances mas, quando observamos um objeto de arte, nosso interesse estético se agita ao perceber que arte não é apenas uma porção de desenhos para pintar.

O artista é, primeiramente, um artesão que ao observar o material já pressente no que vai transforma-lo. Mesmo na arte conceitual o artista também é um artesão: artesão de idéias e ideais!



Aqueles interessados na arte, independente do estilo, podem se dedicar sem restrições às técnicas que mais gostam e sempre encontrarão uma nova forma de expressão.

“A obra de arte tem a sua origem no trabalho do artista”
Etienne Gilson – Peinture et réalité – Paris, Vrin ( 1958)

Fátima Seehagen - aquarela sobre papel
acervo de colecionador

Nenhum comentário:

Postar um comentário