Como funciona?

Olá! Seja bem vindo.
Desenvolvi este blog para que você tenha acesso fácil a todos os cursos do deFatima atelier - ONLINE!
Desde 1998 todos os nossos cursos são oferecidos pela Internet e você pode Adquirir aqui no Blog e participar de qualquer lugar que esteja! Navegue pelo menu ESCOLHA O SEU CURSO e comece agora a realizar seu sonho de artista com o nosso ATENDIMENTO PERSONALIZADO!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Artista, professor ou webdesigner?

Ao optar pelo e-Learning no ensino das artes me vi envolvida por três aspectos completamente conflitantes:

- até que ponto um artista, cuja legitimação da sua atuação se deu através da participação em exposições coletivas ou outras atividades afins, poderia se colocar como um professor, sem a necessária formação para educação?


- até que ponto um professor graduado, porém sem a prática imprescindível ao fazer artístico, poderia se colocar como orientador de arte?

 - e mais, como estes dois profissionais poderiam atuar dentro de um processo de e-Learning onde são envolvidos conhecimentos de webdesigners necessários para se formatar um curso na web?

Inicialmente é preciso entender que não basta oferecer informação na rede para se fomentar uma aprendizagem real. Ao contrário do ensino tradicional, o ensino na rede é centrado no aluno e,  tratando-se de arte, encontraremos aí dificuldades curiosas, não ao despertar a atenção do indivíduo para a sua maneira pessoal de pensar o mundo, mas na artesania em si, por exemplo, como ensiná-lo a pegar um pincel?


Apesar da grande quantidade de softwares lançados no mercado para facilitar a adequação de professores a esta nova realidade, constatei que, para algumas pessoas, o ensino a distância (EaD) apresenta a desvantagem da ausência do contato visual e auditivo entre professor e estudante. Isso implica na necessidade de se expressar e intercambiar idéias por escrito, mas neste caso apenas um FAQ.(Frequently Asked Questions) não seria o suficiente. É imprescindível não apenas conhecer a teoria da arte, mas estar apto a socorrer o aluno em suas dificuldades, a qualquer momento, com clareza de informações e imagens. Ao meu ver, seria necessário explicar claramente os conceitos, guiar o aluno a tarefas através das quais os conceitos se tornem situações verdadeiras, interagir com o estudante em situações diferentes e finalmente oferecer um feedback orientando para novos experimentos são ações.

Este ano completo 15 anos lecionando as mais diversas técnicas através dos cursos online. Tive a alegria de acompanhar algumas centenas de artistas iniciantes e posso dizer com toda certeza: 
- Não existem receitas prontas, mas a velha luta da educação de uma forma geral, para transformar o conhecimento individual em experimento coletivo e vice-versa. É neste sentido que conduzo meus cursos. 


Vem trocar comigo. A arte nos reserva experiências insuspeitáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário