Como funciona?

Olá! Seja bem vindo.
Desenvolvi este blog para que você tenha acesso fácil a todos os cursos do deFatima atelier - ONLINE!
Desde 1998 todos os nossos cursos são oferecidos pela Internet e você pode Adquirir aqui no Blog e participar de qualquer lugar que esteja! Navegue pelo menu ESCOLHA O SEU CURSO e comece agora a realizar seu sonho de artista com o nosso ATENDIMENTO PERSONALIZADO!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Uma técnica para chamar de sua

Os materiais utilizados nas artes visuais são variados e vão desde o domínio bidimensional do desenho e pintura, como riscadores, tintas, solventes, às técnicas de impressão como chapas, linóleos, madeiras e suportes variados - papéis, telas, acrílicos, vidros e outros, assim como, os associados ao domínio tridimensional - barro, gesso, metais, madeira, etc.


Os instrumentos surgem então como objetos que fazem o prolongamento das mãos, facilitando a expressão das idéias. Manipulados pelo homem, fazem o registro das idéias, materializando visualmente o pensamento. Os materiais e suportes estão na base deste processo, pois são transformados através dos instrumentos de acordo com metodologias e técnicas a serviço das idéias criadoras.

No séc. XX a noção de instrumento, material e suporte artístico alargou-se enormemente com a alteração e a integração de novos conceitos na arte. Assim, o próprio corpo humano passou a ser considerado "material" e "suporte", como na "body Art". Por outro lado, objetos já existentes, que foram tirados do seu contexto habitual e integrados no domínio artístico, como os "ready made" dos grupos Dada e Surrealista, são também exemplos de novas e revolucionárias acepções dos termos suporte e material. Nas "instalações", "happenings" e "performances", atuações e intervenções artísticas, os materiais e suportes não têm regra e são condicionados pelo caráter original da idéia expressiva.

A pintura acompanha o ser humano por toda a sua história, mas é a partir da revolução da arte moderna e das novas tecnologias que os pintores adaptaram técnicas tradicionais ou as abandonaram , criando novas formas de representação e expressão visual. Neste universo a escolha dos materiais e técnicas adequadas está diretamente ligada ao resultado final desejado para o trabalho como se pretende que ele seja entendido.

Aqui em nosso atelier online você poderá aprender várias destas técnicas. Escolha a que mais lhe agrada e entre em contato. Teremos o maior prazer em personalizar o seu atendimento para que chegue à produção que deseja!

- CARVÃO
- SANGUINE, SÉPIA E PEDRA NEGRA
- GIZ PASTEL
- GIZ ÓLEO
- LÁPIS DE COR
- LÁPIS GRAFITE
- NANKIM E AGUADAS
- AQUARELA
- GUACHE
- ÓLEO
- ACRÍLICA
- AEROGRAFIA
- SEDA           

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Flores em cinco lições

Fazer um curso de pintura online é uma ótima opção para ocupar o seu tempo de forma produtiva.

Um dos temas principais no gênero da “natureza morta” - AS FLORES, antigamente eram pintadas em arranjos com frutas, de onde, até o século XVI, pintores que se dedicavam ao tema eram chamados de “pintores de frutas e de flores”. Posteriormente a pintura de flores conquistou sua autonomia e com o advento da pintura moderna deixou de ser um gênero para integrar de modo particular as poéticas de alguns artistas, o que permanece até os nossos dias.

Antes de tudo, é preciso aceitar o fato que você tem que pensar como um pintor. Um pintor deve ver o mundo diferentemente do que a maioria das pessoas - 'Esta é a primeira coisa que você irá aprender.' 


Às vezes a liberdade de tratamento é levada longe demais, e a pintura resulta em um amontoado de manchas que pouco ou nada dizem ao observador. Outras vezes o trabalho é excessivamente detalhado correndo o risco de ficar parecendo uma ilustração científica, sem o calor característico da pintura livre.

CURSO RÁPIDO ONLINE EM 5 AULAS

Neste curso as aulas são focadas no tema de forma mais prática do que teórica. Isso permite que você tenha uma ideia melhor da aplicação da técnica, o que pode ser bem mais amplo e diferente do que longas aulas em sala de aula. O curso contribui para o desenvolvimento e aprimoramento da habilidade e do estilo pessoal do aluno e de uma linguagem artística mais elaborada. O aluno irá ampliar seu repertório artístico, aprimorando recursos técnicos com o uso de diferentes materiais.

.

O que você vai aprender neste curso:

- O desenho de flores - tamanhos, formatos e composição
- As cores das flores - contrastes e combinações
- Os tipos de flores - rosas, margaridas, lírios
- As pinceladas - a forma definitiva de representar cada tipo de flor
- Arranjos florais - uma composição

CUSTO TOTAL POR TEMPO LIMITADO - R$ 200,00
Solicite a sua inscrição pelo e-mail: fatelier@defatima.com.br ou

INCREVA-SE AGORA diretamente aqui:

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Tipos de Arte

Ron Mueck
Uns dirão: arte é a expressão do sentimento, outros dirão: é beleza... Mas se analisarmos os diversos tipos de arte penso que podemos dizer:
- os diversos tipos de beleza. Afinal, cada um de nós acredita em um conceito de beleza particular e único, tanto quanto acreditamos em um conceito particular de arte.

Se vamos falar sobre Arte, é preciso primeiro que observemos uma certa cumplicidade de conceitos:

- "Em todas as suas manifestações, a arte é uma expressão do sentir humano transformado em símbolos, não convencionais, que necessariamente não precisarão levar o observador a significados conceituais, pois antes de mais nada, a arte deve ser sentida e não pensada."

Em um tempo em que, para a grande maioria das pessoas, a arte é apenas encarada como lazer ou material de decoração, é comum se perguntar quais seriam os tipos de arte que existiram, existem ou ainda, caso não sobrevenha a morte da arte, existirão.

Cada cultura possui saberes, códigos e valores próprios condicionando os sistemas de comunicação. Também de indivíduo para indivíduo, mesmo sendo contemporâneos, a sua arte varia caracterizando a capacidade de representação, sensibilidade, personalidade e interesses de cada um. Mesmo obras de um mesmo indivíduo, por vezes variam bastante de acordo com diversas condicionantes, como a experiência, vivências, estados de espírito, etc.

O produzir artístico nasce de uma observação apurada que, tanto pode ser dirigida para os aspectos externos quanto internos de algum fator, guiada pelos conceitos de beleza, que se formaram da vivência do artista. 

A produção artística faz parte de uma necessidade básica do ser humano.Enquanto esta necessidade é universal e atemporal, as formas pelas quais ela se manifesta, ou seja, os tipos de arte, tanto quanto ao tema, à técnica ou ao estilo estão constantemente mudando, renovando-se no processo de criar a cada nova obra uma expressão pessoal. 

Tipos de arte?

- "a arte pode ser ruim, boa ou indiferente, mas qualquer que seja o adjetivo empregado, temos de chamá-la de arte. A arte ruim é arte, do mesmo modo como uma emoção ruim é uma emoção”.

Claude Monet


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Personalizado e diferenciado

O estudo de qualquer tipo de arte como hobby é indicado para todas as idades e promove principalmente paz de espírito. A arte como hobby é aliada para espantar o estresse do nosso dia a dia e mais do que isso, tem ajudado a recuperar pessoas que já sofreram algum problema de saúde.

É em busca da sensação de bem-estar e prazer que muitos começam a levar a serio seus talentos guardados em anos de trabalho estafante.

Por outro lado, os idosos atualmente mais saudáveis e bem dispostos, também derrubam mitos e provam que os limites da vida se expandiram.A arte, através de suas modalidades expressivas pode servir prazerosamente, ludicamente e terapeuticamente ao idoso, afastando a depressão e o isolamento.


O processo artístico pode representar um veículo importante para a comunicação e a expressão, principalmente quando sentimos que as palavras não são suficientes. Criar, através de expressões simbólicas e plásticas, abrange a habilidade em usar o cérebro para alterar, renovar, recombinar - faculdades muito importantes na nossa vida, implicando sentir o mundo com mais vitalidade e com novas percepções e novas possibilidades de si mesmo.


Pintura em Seda
Experimente um dos nossos cursos ONLINE. O atendimento é personalizado e diferenciado, com agendamento de aulas exclusivas via SKYPE em horários escolhidos pelo aluno, e também com tira-dúvidas por E-MAIL pelo Exclusivo método personal art trainer*.

Você na segurança da sua casa e muito mais perto da sua realização pessoal.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Meu atelier na Sala de Estar

O problema da falta de espaço é o mais corriqueiro para quem vive em apartamento. E se este alguém pretende estudar pintura... 
- O que fazer?
- "Viver num apartamento não é motivo para se abrir mão desse prazer!”

Na verdade, não há regras básicas para a organização de um atelier de pintura, mas alguns comportamentos irão facilitar a sua prática e proteger a sua família dos “odores do ofício”!

Primeiramente dê importância à localização do material, de modo que você possa apanhá-lo com rapidez e sem esforço quando estiver pintando.
Note que cavaletes e materiais de pintura não são uma vergonha que você precise esconder a cada visita que recebe... pelo contrário! Orgulhe-se em exibir os seus estudos e fique à vontade.
Um cantinho de sala, um pedacinho da varanda ou mesmo a área de serviço serão ótimos espaços para você instalar o seu equipamento.

Adquira um pedaço de carpet, ou um tapetinho de aproximadamente 0,80x0,80 m. para definir o seu espaço e proteger o piso de eventuais acidentes. Instale-o no cantinho mais iluminado possível do ambiente escolhido, lembrando-se que a situação ideal é quando a luz natural entra pela esquerda (se você for destro) ou pela direita ( se você for canhoto).

Providencie também uma luminária de luz fria que possa adaptar-se em seu cavalete para trabalhos noturnos e também para melhorar a iluminação em dias mais escuros.

Escolha um cavalete tipo estúdio por ser mais firme e suportar pinceladas mais vigorosas dando-lhe segurança para trabalhar. Não economize neste quesito.

Você precisará de dois banquinhos, um alto, tipo banco de bar, para sentar-se quando necessário (aqui, se o orçamento permitir, uma cadeira com rodinhas e braços será bem mais confortável) e um outro baixinho, que também pode ser substituído por uma mesinha ou um carrinho de rodas, do tipo que usamos em cozinha, para o seu material. Improvise como quiser, mas atente que caiba todo o seu material e que seja bastante firme. Mantenha este último à sua direita se você é destro ou a sua esquerda se é canhoto.

Quanto ao material, aquarelas, giz pastel, nanquim guache e o prosaico grafite são materiais que não tem cheiro permitindo que você trabalhe livremente. Entre as tintas, a acrílica possui um odor mais suave, enquanto a tinta a óleo, pelo uso de solventes, impregna o ar com o seu odor característico.
Para evitar o inconveniente, utilize solventes inodoros do tipo SANSODOR da Winsor&Newton e mantenha as suas janelas sempre abertas ao trabalhar.

Agora você não tem mais desculpas para prender o seu artista! Pode iniciar imediatamente!
BONS QUADROS! E se precisar de alguma ajuda com as técnicas - estamos aqui!






sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Sim - Aqui criança pode entrar!

Você sabia que também orientamos crianças em nosso curso online?

A partir dos 10 anos, a criança pode até perder o interesse pelo desenho e preferir outras atividades, alegando que não sabe mais desenhar. É a fase do bloqueio, ou o período de crise do desenho infantil, que divide opiniões sobre como proceder e qual a causa deste fato.

Neste período é comum a criança apresentar hesitação, apagar várias vezes o desenho, pedir para usar réguas.

A orientação é importante nesta etapa em que a criança já não tem a espontaneidade dos anos anteriores e quer aprender a fazer um desenho detalhado e elaborado.


"O desenvolvimento intelectual e o físico são condições necessárias à evolução do traço, mas não suficientes, pois, na falta de oportunidades para desenhar e de orientações adequadas, o desenho fica estagnado ou estereotipado", diz Rosa Iavelberg, especialista em desenho e professora da Faculdade de Educação da USP.

Estimule! Matricule seu/sua filh@ e experimente por três meses o curso de desenho:
INICIANTE INFANTIL
A percepção artística irá ajudar a se destacar em tudo que fizer na vida.


quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Eu prefiro pegar na sua mão.

Se o curso é online, por que você não vende vídeo aulas?

Esta tem sido uma pergunta recorrente em meus anos de educação a distância e às vezes me sinto como um ser estranho nesta minha insistência em atender aluno por aluno. Mas posso explicar.

Apesar de 'a distância' acredito que cada um é um ser único e especial. Como uma semente - não se pode jogá-las em uma única cova de plantio pois nascerão plantas sobrepostas e terminarão raquíticas, feias, podendo até morrer.

A partir de experiências profissionais, informações e reflexões a respeito da arte a minha proposta é despertar e expandir potencialidades criadoras de cada um individualmente - por isto prefiro os bate-papos, tira-dúvidas e demonstrações via SKYPE - a distância sim, mas em tempo real, com dois corações pulsando - um em cada ponta da rede.

O propósito da arte é a comunicação de sentimento para sentimento entre diferentes pessoas, que se estabelece através de formas harmoniosas e suas relações, as quais estimulam sensações ou geram prazer estético. O fazer artístico é uma ampliação de nossa vitalidade interior. Criar representa uma intensificação de vida.

A industrialização, multiplicada pelo consumismo, no caso o numero imenso de vídeo aulas demonstrando isto ou aquilo, é uma mistura letal que pode acabar com a sensibilidade, porque vai gerando, pelo excesso de repetição e padrões , uma rigidez em nosso aparato sensorial, limitando nossas percepções e experiências e criando artistas idênticos, como flores de estufa que conhecem a técnica sim, mas não experimentaram o real fazer artístico - a força da criatividade.

Já disse isto e repito: "A criatividade não é um dom especial, que privilegia alguns poucos seres viventes. Todo ser humano possui um potencial criativo que na maioria das vezes permanece oculto. Cada vez mais as pessoas precisam liberar a sua criatividade e desta maneira permitir que os seus talentos internos aflorem e desta forma possam enriquecer suas vidas pessoais e profissionais. A falta de autoconfiança e o medo da crítica são, muitas vezes, os principais obstáculos para a criatividade. É importante acreditar em si próprio e ousar falar aos outros sobre as suas idéias. Todos nós temos um modo de ser, da mesma maneira que todas as flores tem a sua beleza única e insubstituível. Resta-nos buscar uma maneira de expressá-lo com a mesma singeleza daquele desenho de criança que tanto nos satisfez um dia.

Eu prefiro pegar na sua mão. A distância, eu sei - mas é a minha mão na sua.



quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Artista - artesão de ideias e ideais.

Para a grande maioria das pessoas, a arte é apenas encarada como lazer ou objeto de decoração. Entretanto a Arte possui um poder transformador, capaz de resgatar  a autoestima e a paz de uma vida harmoniosa. 

"O simples ato de vislumbrar quadros já diminui a produção de substâncias estressoras, que podem contribuir para uma série de complicações", explica Ricardo Monezi, psicobiólogo da Universidade Federal de São Paulo. "E se, além de observar pinturas, você desenhar, provavelmente esses efeitos serão ainda mais intensos", afirma. (http://mdemulher.abril.com.br/saude/saude/o-impacto-da-arte-na-saude)

E arte pode ser encontrada em toda parte! Encontraremos arte desde a humanidade remota até nossos dias e, certamente, a encontraremos amanhã, pela simples necessidade de expressão artística, em todos os climas, em todas as geografias e em todas as idades. 

Estilos que, num passado recente, como a pintura de marinhas, foram intensamente explorados por pintores interessados na movimentação e no aspecto efêmero da paisagem, deram lugar a outros, menos convencionais.

Apesar da atual mistura de gêneros, a arte sobreviverá a tudo. Mudaram os estilos, as técnicas e formas de representação, das rupestres às performances mas, quando observamos um objeto de arte, nosso interesse estético se agita ao perceber que arte não é apenas uma porção de desenhos para pintar.

O artista é, primeiramente, um artesão que ao observar o material já pressente no que vai transforma-lo. Mesmo na arte conceitual o artista também é um artesão: artesão de idéias e ideais!



Aqueles interessados na arte, independente do estilo, podem se dedicar sem restrições às técnicas que mais gostam e sempre encontrarão uma nova forma de expressão.

“A obra de arte tem a sua origem no trabalho do artista”
Etienne Gilson – Peinture et réalité – Paris, Vrin ( 1958)

Fátima Seehagen - aquarela sobre papel
acervo de colecionador

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Você tem o perfil de aluno de cursos online?

Esta reflexão é importante para o seu melhor aproveitamento.

Vejamos algumas características para um bom desempenho em cursos virtuais:
- Estar Motivado
- Ter algum Conhecimento de Informática.
- Gostar do Estudo Individual
- Ter Iniciativa

A Motivação é qualidade básica para o sucesso do seu aprendizado e aprimoramento. Sem motivação 
nem curso online nem presencial terá o retorno desejado.

A facilidade com informática, como navegar na Internet, usar editores de textos e imagens é importante porque estamos falando de um curso online que vai precisar que você esteja, em algum momento, "plugado" no computador e na Internet. 

Optando por imprimir o material didático, mesmo assim a interação com o professor é individual e realizada em salas de bate-papo, online - como o SKYPE.


A maior parte do tempo é usado com estudo individual. Desta forma a Iniciativa Pessoal é fundamental para o sucesso no aproveitamento do conteúdo.

Você tem o perfil?
- Sim !!! 
Então Por que fazer Cursos online ?

- Estes cursos são recomendados principalmente para pessoas que não possuem horário fixo para frequentarem cursos presenciais e desejam uma orientação personalizada para otimizar o seu tempo de acordo com a sua disponibilidade.

- Os Cursos online também propiciam uma diversidade maior de oportunidades para aqueles que moram longe dos grandes centros ou que possuem alguma dificuldade de locomoção, além de oferecerem o conforto e a segurança de você estudar em sua própria casa ou escritório.

- Os Cursos de Arte  constituem  uma boa oportunidade para adquirir um diferencial no mercado de trabalho.

Lembre-se que o mundo é feito de pessoas e o computador é apenas uma ferramenta facilitadora da comunicação entre elas!

sábado, 6 de agosto de 2016

O fascínio das obras artísticas

Iniciei a ensinar desenho em 1992.
Já se vão vinte e quatro anos. São assim muitos anos de aplicação e experiência que este método tem atravessado e ainda continua tão atual. Por que?

A expressão artística através do desenho como forma de exteriorizar e comunicar, atravessa toda a história do homem  em todas as culturas. 

O fascínio que sentimos perante obras artísticas como um desenho rupestre, gótico, renascentista ou contemporâneo, faz-nos pensar acerca do que estará no cerne destas obras para provocarem tal efeito. Diz-se que só o homem possui este fascínio e capacidade de admiração perante os fenômenos e fatos estéticos e que, portanto os "persegue", procurando exprimir-se através da arte.

As escolas que ainda hoje frequentamos não de dedicam a ensinar a modalidade de informações características da arte. Embora os educadores se mostrem cada vez mais interessados no pensamento intuitivo os sistemas escolares são estruturados em torno de um padrão sequencial que ainda perpetua as respostas estereotipadas.

Para muitas pessoas o processo de desenhar parece misterioso e algo além da compreensão humana. Na verdade não é bem assim. A capacidade de desenhar é algo que pode ser aprendido por qualquer pessoa normal, dotada de visão e coordenação motora mediana, com habilidade suficiente para enfiar uma agulha de costura ou atirar uma bola à distância.

Se você pode escrever: desenhar letras, então pode desenhar.

Leonardo da Vinci - 1452/1519

terça-feira, 12 de julho de 2016

Personal Art Trainer - O meu método de ensinar arte para você.


Um novo conceito de aprender arte ONLINE

"Uma metodologia de ensinar arte que visa não apenas a produção artística, mas levar o indivíduo a enfrentar limites, superar dificuldades, adaptar-se,
aceitar falhas e desenvolver autoconfiança e auto-estima."

A atividade artística mobiliza o potencial interior do ser humano, atuando aí como um fortalecedor ímpar das forças vitais e ajudando o indivíduo a resgatar uma maneira de viver mais saudável e criativa. A prática de uma atividade artística leva o indivíduo a observar, sentir, agir e pensar de modo mais abrangente. Dada a importância da arte na vida humana, convém que ampliemos as possibilidades de acesso ao fazer artístico de forma a descobrir a sensibilidade e o poder de expressão adequados a cada um.

Toda atividade artística leva a um caminho de aprendizado e auto- desenvolvimento, no entanto para trilhar este caminho se faz necessário algum conhecimento das técnicas artísticas e é justamente aí que entra a figura do “Personal art trainer”, não como um professor de artes na concepção mais acadêmica do termo, mas como um parceiro que identifica a capacidade criativa do seu orientando e de modo personalizado lhe descortina novas maneiras de expressão por meio dos elementos concernentes a esta atividade como a cor, a forma, o volume, a disposição espacial, etc. O relacionamento de um “Personal art trainer” com o seu orientando visa não apenas a produção artística, mas levá-lo a aprender a enfrentar limites, superar dificuldades, adaptar-se, aceitar falhas e desenvolver autoconfiança e auto-estima.

Seja bem vindo. Vamos juntos participar desta incrível jornada!
Fátima Seehagen